Agosto 13, 2023

França pagará bônus por reparos de calçados e roupas para reduzir o desperdício

A partir de outubro, a França pagará um bônus para incentivar as pessoas a consertarem suas roupas e sapatos, em vez de jogá-los fora, disse o governo. A medida visa reduzir as 700.000 toneladas de roupas jogadas fora pelos franceses a cada ano, dois terços das quais acabam em aterros sanitários.

“A partir de outubro, os consumidores poderão ser apoiados no conserto de suas roupas e sapatos.”-  Berangere Couillar, Ministra da ecologia, desenvolvimento sustentável e energia

Ela convidou “todas as oficinas de costura e sapateiros a aderir ao sistema”, para serem rotulados pela organização ecológica Refashion. De acordo com o esquema, os clientes poderão reivindicar sete euros (US$ 7,7) para consertar um salto e 10 a 25 euros para consertar roupas de um fundo de 154 milhões de euros criado para cobrir 2023-2028.

Na França, 3,3 bilhões de peças de roupas, sapatos e roupas de casa foram colocadas no mercado em 2022, segundo a Refashion, que foi instruída pelo governo a apoiar uma indústria mais sustentável.

“O objetivo é apoiar quem faz as reparações”, disse Couillard, referindo-se às oficinas de costura mas também às marcas que prestam serviços de reparação.

Modelado a partir do bônus de conserto de eletrodomésticos, o auxílio faz parte de uma ampla reforma do setor têxtil, uma das indústrias mais poluentes do planeta, iniciada pelo governo francês desde o final de 2022. Seus objetivos incluem obrigar as marcas a terem mais rastreabilidade e apoiar financeiramente organizações especializadas em reutilizar e reciclar roupas.

RECENT POSTS